O Papel do líder na docência
O docente de enfermagem tem um papel muito importante na formação dos profissionais que são encaminhados para o mercado de trabalho são eles que vão desempenhar um trabalho de muita competência, responsabilidade, compromisso e que tenha uma bagagem técnico cientifica segura, capaz de oferecer cuidados com segurança, além da oferta de cuidados, profissionais que são formadores de opiniões, seja ele do nível técnico ou do nível superior.
O profissional do nível técnico, necessita de conhecimento de liderança, pois é ele muitas vezes que vai orientar os seus pacientes, quando aos cuidados necessários para o progresso da boa saúde.
O profissional de nível superior, deve dominar os cuidados em saúde, mas não deve deixar de lado o conhecimento administrativo de gestão de pessoas, ele que vai direcionar uma equipe, seja ela pequena ou grande, ele vai fazer a gestão de conflitos entre, colaboradores da equipe e da equipe multidisciplinar, o enfermeiro é o gestor tido como o gestor dos cuidados, mas muitas vezes na faculdade, é esquecido que ele além de gerir cuidados ele vai gerir pessoas, com vários comportamentos e pensamentos diferenciados.
O Docente, precisa, ter domínio de ferramentas de gestão, para lecionar, ele precisa fazer com que seu aluno saia da sala de aula, com o dinamismo de resolver problemas, de ter uma visão holística da cinemática do setor em que se encontra.
O objetivo principal do líder se baseia no formar ou levar uma pessoa a executar uma ação ou alguma coisa por sua própria vontade, pois ele dará a motivação, estruturando assim o processo de influência para que os liderados realmente se empenhem em busca de um objetivo traçado (CHIAVENATO, 2004). Estes são os mesmos objetivos do docente, que tem o anseio de formar e orientar seus alunos com uma troca de conhecimentos e experiências, motivando-os a construir sua opinião sobre o conhecimento. As instituições de ensino devem pensar na função do docente que além de passar o conteúdo de cuidados, auxiliar na busca de ferramentas de liderança, que faça com que esse aluno tenha um diferencial para o mercado profissional, isso engrandece o conhecimento do aluno e o conceito da instituição, devido a qualidade dos profissionais que estão indo para o mercado de trabalho.
O DOCENTE LÍDER NA SALA DE AULA
O docente, precisa trilhar por todos os processos de liderança: liderança democrata, autocrata, situacional, liderança Coach, liderança liberal. Mas muitas vezes a liderança que trilha o perfil do docente é o perfil autocrata, não por ser uma liderança rígida, mas sim pelo período que seus alunos estão passando, que é um período de direcionamento ao conhecimento, condução para novas experiências, mas não podemos esquecer que somos seres flexíveis, não ao ponto de perdermos o controle da classe.
O docente, precisa ter domínio da sua sala de aula, é ele quem controla o ambiente, é ele que eleva o ânimo da turma em momentos de dinâmicas e diminui em momentos que exija uma maior atenção para o aprendizado.
O docente já ganha pontos na liderança, quando ele consegue motivar os alunos a gostarem da profissão que ali estão para aprender, requer um equilíbrio didático e emocional, para lidar com situações vivenciadas em sala de aula que que podem ser de contexto diferentes do conteúdo programado, e devemos saber improvisar, o líder é um ótimo improvisador.
O docente deve estar antenado com as atualizações da sua área a qualquer momento surgem questionamentos, que não estavam previsto, docente é antenado com as tecnologias que podem ajudar para ganhar a atenção dos alunos, e ganhar pontos pela fidelização da sua disciplina. O Mercado atual, que nos moldemos rapidamente as situações do cotidiano e que tenhamos atrativas características, como, visão sistêmica, integralidade, autoconhecimento, dinamismo, didática, maturidade, audácia e curiosidade para as novas descobertas, e traduzir todas essas características na comunicação dentro da sala de aula.
DICAS PARA REFLETIR
Você em quanto docente, está aberto a mudança de inovações da área que está atuando? Se a resposta foi sim, você consegue materializar esta ação, na última atualização da sua aula, com as inovações mais recentes. Se não teve atualizações, repense!
O conteúdo da aula é para o crescimento de todos? Consegue mudar a didática no meio da aula, fazendo com que tenha uma explicação ao ponto de que todos entendam o conteúdo transmitido?
Quando você criou algo diferente para apresentar em sala de aula ?
Os alunos aguardam sua aula ansiosos, para saber o que eles vão aprender de diferente, ou estão lá apenas para cumprir carga horária?
Liderança na docência, inicia com a pró atividade do docente, em fazer a diferença, no incentivo de que os futuros profissionais, possam também serem pró ativos para a mudança que precisamos.
Genilson Geraldo CEO do IES Sempre em Frente